- Área: 2016 m²
- Ano: 300
-
Fotografias:Doublespace
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, uma família ativa com dois filhos pequenos, procuravam se mudar da cidade de Toronto e construir uma nova casa em um ambiente mais natural. Sua busca os levou a uma propriedade na margem sul do Lago Sturgeon, no centro de Ontário. O terreno apresentava uma encosta em declive até o lago, que oferecia vistas dramáticas, mas também apresentou desafios significativos na localização e construção da casa.
Esses desafios foram enfrentados colocando a casa na própria encosta. Os espaços habitáveis estão contidos em um pequeno volume paralelo à costa, proporcionando vistas para o lago em todos os cômodos. Um volume secundário corre perpendicularmente, de volta à colina, ancorando a casa na encosta e ajudando a formar um pátio de entrada protegido dos ventos predominantes.
Este volume secundário contém as áreas de manutenção como a garagem, a lavanderia, os espaços de depósito. Parte do programa da casa está inserido no nível superior, que também é o nível principal. O nível mais baixo contém quartos adicionais e uma sala de estar; e, graças ao relevo, é possível ter acesso ao lago.
A casa parece baixa e modesta quando se aproxima da estrada - um volume em forma de L afundado na paisagem. Na junção das duas asas perpendiculares, a fachada é aberta com um par de grandes aberturas de vidro, proporcionando uma vista dramática da casa para o lago. A entrada é colocada obliquamente à esquerda das grandes janelas.
Do lago, a casa assume uma aparência mais monumental, pois pode ser vista a altura total dos dois pavimentos da casa.
Toda a casa é coberta por um telhado de duas águas. A franqueza desse telhado inspira-se na simplicidade dos galpões agrícolas utilitários frequentes nas áreas do entorno, com saliências profundas para proteger contra o clima.
A estrutura foi projetada usando apenas estruturas de madeira convencionais e materiais geralmente disponíveis. Isso permitiu manter o custo da construção gerenciável. A madeira preta pré-acabada cobre a maioria das paredes externas, enquanto o revestimento de cedro vermelho ocidental com acabamento natural aprimora elementos significativos da casa, como as áreas de entrada.